JUST IN TIME NO TRABALHO FREELANCER

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp
JUST IN TIME no trabalho freelancer – todo mundo quer para agora!

QUANDO TODO MUNDO QUER O JOB PARA…

AGORA

A vida de Freelancer é cheia de desafios – às vezes você não tem trabalho nenhum e de repente aparece tudo de uma vez e com urgência.

A tentação em dizer sim para todo mundo e achar que vai dar conta de atender é grande nesse momento, mas quem quer se manter na profissão e prosperar, precisa seguir alguns passos.

O segredo do sucesso contínuo é saber selecionar de forma inteligente o que vai lhe favorecer não só nesse momento, como também ajudará a pavimentar a estrada para o futuro.

Elaboramos algumas dicas para você seguir que vão ajudar a escolher projetos de forma assertiva e cativar até aqueles para quem você vai ter que dizer não nesse momento.

Continue lendo e confira as nossas dicas:

FORTALEÇA SUA MARCA

Antes de mais nada, é necessário entender que VOCÊ e SEU TALENTO são as suas principais matérias primas.

De nada adianta ser um bom profissional, mas “enrolado”: o pior sentimento que um cliente pode ter com relação ao trabalho de um freelancer é a insegurança quanto a prazo, qualidade e comprometimento. Livre o cliente desses fantasmas e você o terá cativado para sempre.

PONTUALIDADE

Use uma agenda.  Negocie sempre com o cliente um tempo um pouco maior do que você realmente necessita para terminar o serviço, calculando o tempo de cada projeto com uma margem para algum retrabalho ou ajuste. Se você tiver um contratempo, ainda estará dentro do prazo. Caso termine antes, ele ficará encantado com isso.

QUALIDADE

Na dúvida para escolher entre dois projetos, por falta de tempo, fique com aquele que você vai entregar mais qualidade no menor prazo – isso se chama eficiência.

É melhor ganhar menos e garantir a continuidade de uma parceria do que fechar uma porta para sempre.

JUST IN TIME no trabalho freelancer: saiba dizer não!

RESPONSABILIDADE

A palavra NÃO está associada à dor no nosso inconsciente. Quando éramos crianças fomos reprimidos e disciplinados com ela.

 Além de “achar que pode dar um jeitinho” para pegar um trabalho (cuidado com isso!), ainda é desconfortável declinar uma proposta, então surge a tentação para negligenciar a qualidade e o prazo e acabar sendo inconsequente.

Seja elegante ao dizer não e até dê algumas orientações para o cliente caso você perceba que ele necessita. Deixe a porta aberta para a próxima cotação dele.

E para escapar da armadilha de se comprometer além do que é possível, responda honestamente (para você mesmo) a 4 perguntas:

– Disponho de know-how e tempo para entregar esse trabalho com Qualidade?

– Tenho condições de ser pontual de fato?

– Consigo me dedicar sem sacrificar os outros compromissos?

– Além do dinheiro estou levando em conta a minha reputação?

Nossa sugestão é que você só aceite um trabalho se responder sim a todas as perguntas, caso contrário você estará literalmente trabalhando contra você.

PRIORIDADE

Saber como dividir o seu tempo e administrá-lo é essencial para uma rotina produtiva e saudável. O Just in Time no trabalho freelancer cria obstáculos que necessitam serem vencidos com a correta gestão do tempo – crie um cronograma, cheque-o e siga-o.

Seja racional e evite preencher sua agenda 100% do tempo, pois sempre existirão ajustes e uma etapa que tomará mais tempo do que o previsto.

Lembre-se: além do trabalho, o horário de lazer e descanso fazem parte da estratégia para manter a qualidade.

Para completar, escolha um lugar agradável e no qual você se sinta produtivo para que seu tempo possa render mais. E você sendo mais eficiente, conseguirá abraçar mais projetos.

Quer saber como as cores podem aumentar sua eficiência?  Estamos preparando o post  AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE COM AS CORES, aguarde!

O JUST IN TIME NO TRABALHO FREELANCER

É um grande desafio posicionar-se num mercado cada vez mais competitivo.

Demonstrar ética e comprometimento com a qualidade, pontualidade, prioridades e responsabilidade farão de você um profissional reconhecido e bem remunerado.

Respire fundo, mantenha o foco e acredite em você. O resto é consequência.

JUST IN TIME no trabalho freelancer – pavimente a estrada para o futuro

Gostou do nosso artigo? Faça parte da nossa comunidade e fique por dentro de tudo que acontece no www.Outoo.com.br.

Texto: Amália Maldonado
Revisão: Fernanda Mourão

Uma resposta para “JUST IN TIME NO TRABALHO FREELANCER”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *