Frans Café: um “Terceiro Lugar” à frente de seu tempo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp
Primeira unidade Fran’s Café ( Bauru – SP), em 1972.
Fonte: www.franscafe.com.br/historia

Se você não leu o nosso primeiro texto da série TOP FIVE do 3º lugar recomendamos conhecer a história da Starbucks. Mas, lá vai um spoiler: o conceito de 3º lugar foi criado pelo idealizador da estratégia da marca da rede americana de cafeterias mais amada no planeta. Ele queria que suas lojas fossem tão aconchegantes como a casa dos clientes e uma outra opção para o local de trabalho. Daí nasceu o 3º lugar!

Depois de contextualizar, vamos à mais uma história fascinante:

A década de 70, no Brasil , foi marcada pelo massivo acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

E a calça jeans não era só um símbolo de liberdade para jovens, como cantava o jingle de uma famosa grife na época. Muitas esposas também desafiavam costumes e ousavam vesti-las.

Se por um lado essas sonhadoras estavam alçando voos maiores e começando a buscar fora de casa seu lugar ao sol, por outro, as tarefas domésticas e a educação dos filhos continuavam sendo tarefas estritamente femininas, o que sobrecarregava e frustrava.

Foram muitos anos de luta para que hoje as millennials pudessem viver, trabalhar e se expressarem livremente.

Mas o que isso tem a ver com o 2º lugar do Top Five do ranking Outoo do Terceiro lugar?

A História da rede de cafeterias Frans Café


Cartaz do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), utilizado na primeira unidade Fran’s Café
( Bauru – SP), em 1972.
Fonte: www.franscafe.com.br/historia

Francisco Conte percebeu que o engajamento das mulheres naquela época não era uma coisa passageira. E faltava um espaço onde elas estivessem tão a vontade como em casa e que pudessem dialogar e fortalecer laços, sentindo-se cada vez mais donas de si.

Aliou sua visão revolucionária, para a época, com a sua paixão pelo café e criou uma das marcas mais fortes desse mercado.

Francisco e seu irmão José Roberto escolheram um ponto no Centro de Bauru (interior de São Paulo) e iniciaram a primeira operação da Fran’s Café.

A segunda loja, na rodoviária da cidade, foi inaugurada funcionando 24 horas, o que era  outra novidade para a época.

Edifício Itália: chegando na capital em alto estilo

Em 1988, Francisco associou-se a José Henrique, e as paulistanas (os) puderam sentir o sabor de um café especial em um  lugar refinado, como é o Edifício Itália.

Com um atendimento de alto padrão 24hs por dia, produtos de qualidade e ambiente aconchegante, o FRAN’S CAFÉ conquistou os paulistanos e mostrou que veio para ficar.

Em 1992 foi seduzida pelo conceito de Franquia que emergia naquela década e hoje é uma das melhores empresas de franchising do Brasil.

Frans Café: um terceiro lugar 100% brasileiro
Fonte: https://www.google.com/

Um terceiro lugar 100% brasileiro

Frans Café inovou em sua primeira loja e sua campanha publicitária ousada fez história. Esse terceiro lugar 100% brasileiro é uma fonte de orgulho e de um excelente sabor do café gourmet.

Hoje em dia continua acompanhando as tendências nas suas mais de 120 lojas, aliando aos produtos seus espaços aconchegantes com wi-fi.

Em matéria de 3º lugar o Frans Café também ficou na dianteira. Com uma capilaridade maior que a Starbucks e preços mais acessíveis é o terceiro lugar de mais gente que não abre mão de oxigenar as ideias e variar o local de trabalho.

Deu vontade de tomar aquele cafezinho empoderado? Baixe o app do Outoo e encontre logo o Frans Café mais perto de você!

Gostou da história? Compartilha

2 respostas para “Frans Café: um “Terceiro Lugar” à frente de seu tempo”

  1. Parabéns, pela matéria.
    Me senti fazendo parte dessa geração de Mulheres Empoderadas no começou da década 70 e o Frans Café sempre foi aquele lugar glamuroso de se tomar bom café na madrugada, fez parte da minha história. ” vamos tomar café com chantilly ? Aonde essa hora, no Frans “. Era sim convite entre os amigos!! Valeu!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *