
Fonte: www.franscafe.com.br/historia
Se você não leu o nosso primeiro texto da série TOP FIVE do 3º lugar recomendamos conhecer a história da Starbucks. Mas, lá vai um spoiler: o conceito de 3º lugar foi criado pelo idealizador da estratégia da marca da rede americana de cafeterias mais amada no planeta. Ele queria que suas lojas fossem tão aconchegantes como a casa dos clientes e uma outra opção para o local de trabalho. Daí nasceu o 3º lugar!
Depois de contextualizar, vamos à mais uma história fascinante:
A década de 70, no Brasil , foi marcada pelo massivo acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
E a calça jeans não era só um símbolo de liberdade para jovens, como cantava o jingle de uma famosa grife na época. Muitas esposas também desafiavam costumes e ousavam vesti-las.
Se por um lado essas sonhadoras estavam alçando voos maiores e começando a buscar fora de casa seu lugar ao sol, por outro, as tarefas domésticas e a educação dos filhos continuavam sendo tarefas estritamente femininas, o que sobrecarregava e frustrava.
Foram muitos anos de luta para que hoje as millennials pudessem viver, trabalhar e se expressarem livremente.
Mas o que isso tem a ver com o 2º lugar do Top Five do ranking Outoo do Terceiro lugar?
A História da rede de cafeterias Frans Café
Cartaz do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), utilizado na primeira unidade Fran’s Café
( Bauru – SP), em 1972.
Fonte: www.franscafe.com.br/historia
Francisco Conte percebeu que o engajamento das mulheres naquela época não era uma coisa passageira. E faltava um espaço onde elas estivessem tão a vontade como em casa e que pudessem dialogar e fortalecer laços, sentindo-se cada vez mais donas de si.
Aliou sua visão revolucionária, para a época, com a sua paixão pelo café e criou uma das marcas mais fortes desse mercado.
Francisco e seu irmão José Roberto escolheram um ponto no Centro de Bauru (interior de São Paulo) e iniciaram a primeira operação da Fran’s Café.
A segunda loja, na rodoviária da cidade, foi inaugurada funcionando 24 horas, o que era outra novidade para a época.
Edifício Itália: chegando na capital em alto estilo
Em 1988, Francisco associou-se a José Henrique, e as paulistanas (os) puderam sentir o sabor de um café especial em um lugar refinado, como é o Edifício Itália.
Com um atendimento de alto padrão 24hs por dia, produtos de qualidade e ambiente aconchegante, o FRAN’S CAFÉ conquistou os paulistanos e mostrou que veio para ficar.
Em 1992 foi seduzida pelo conceito de Franquia que emergia naquela década e hoje é uma das melhores empresas de franchising do Brasil.

Fonte: https://www.google.com/
Um terceiro lugar 100% brasileiro
Frans Café inovou em sua primeira loja e sua campanha publicitária ousada fez história. Esse terceiro lugar 100% brasileiro é uma fonte de orgulho e de um excelente sabor do café gourmet.
Hoje em dia continua acompanhando as tendências nas suas mais de 120 lojas, aliando aos produtos seus espaços aconchegantes com wi-fi.
Em matéria de 3º lugar o Frans Café também ficou na dianteira. Com uma capilaridade maior que a Starbucks e preços mais acessíveis é o terceiro lugar de mais gente que não abre mão de oxigenar as ideias e variar o local de trabalho.
Deu vontade de tomar aquele cafezinho empoderado? Baixe o app do Outoo e encontre logo o Frans Café mais perto de você!
Gostou da história? Compartilha
2 respostas para “Frans Café: um “Terceiro Lugar” à frente de seu tempo”
Parabéns, pela matéria.
Me senti fazendo parte dessa geração de Mulheres Empoderadas no começou da década 70 e o Frans Café sempre foi aquele lugar glamuroso de se tomar bom café na madrugada, fez parte da minha história. ” vamos tomar café com chantilly ? Aonde essa hora, no Frans “. Era sim convite entre os amigos!! Valeu!!
Olá Christiane, ficamos felizes que tenha gostado e te conectado de alguma forma. Incrível pensar como tudo mudou em tão pouco tempo, né? Nosso abraço a voce.