Geoengenharia: como o trabalho remoto ajuda a salvar o planeta?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp


satellite view of earth's surface
Geoengineering: ajude a salvar o planeta
Photo by NASA on Unsplash

Parece que as mudanças climáticas vêm esquentando a temperatura das conversas sobre sustentabilidade e a conta está chegando também às empresas.

A maneira como a economia se estruturou nas cidades está se refletindo no comportamento da natureza e trazendo impactos que não podem mais ser ignorados.

Para nos ajudar a resolver esse problema entra em campo a geoengineering

O que é geoengineering?

Segundo a definição da Universidade da Califórnia e da agência climática Met Office – weather, a Geoengineering (que também pode ser chamada de Climate Engeneering), ou em português Geoengenharia, é a ciência que procura formas de balancear os eventos ofensores, de CO² por exemplo, responsáveis pelos desequilíbrios que causam catástrofes, como o aquecimento global, secas, inundações, etc.

Em nosso textoTrabalho Remoto x Sustentabilidade nós calculamos o impacto ambiental causado pelo carro de um executivo (hipotético), chamado Oscar, que trabalha há 35 km de distância de sua casa – e se locomove de carro todos os dias.

Confira os números impressionantes:


“Ao final do mês, Oscar roda 2.625km em 21 dias de trabalho – quase a distância de São Paulo a Belém do Pará. Ele tem um sedan e a média de consumo do seu carro é 9 km/l de etanol. Isso representa um gasto médio de 292 litros de combustível ao mês.
Por dia, o veículo de Oscar libera cerca de 12,600 gCO2 e ao final do mês somam-se 472,500 gCO2 na atmosfera, além dos outros poluentes ainda mais prejudiciais, como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxido nitroso (NOx). “

(Trecho do texto Trabalho remoto x Sustentabilidade )

Evidentemente, a soma de todos os poluentes que ofendem o meio ambiente na cidade de São Paulo, ano após ano, década após década, precisam ser mitigados – o quanto antes!

beige desk globe on white desk
Geoengineering: balancear as agressões ao meio ambiente
Photo by Andrew Neel on Unsplash

Como o trabalho remoto pode salvar o planeta?

Alguns pesquisadores se ocupam de calcular o tamanho dos estragos e procuram opções de compensação através da agricultura pela cultura de alimentos que diminuam as agressões contínuas.

Outros, buscam auxiliar as cidades a construir novas formas de se estruturar economicamente.

E o trabalho remoto pode ser um grande trunfo para os que vivem nas metrópoles.

Quando se trabalha longe de casa, em cidades em que o transporte público não é atrativo, a esmagadora maioria das pessoas que possuem carro não abrem mão dessa ferramenta para se deslocar.

Os poluentes desse tipo de transporte, como vimos acima , e ainda sendo gerados para um carro por pessoa, que é a maior parte da ocupação de carros particulares, é um grande vilão para a natureza.

Quando você compartilha meios de transporte ou pode se deslocar para distâncias menores através de bicicletas, patinetes ou mesmo a pé, tudo isso pode minimizar o impacto. Mesmo que não sejam todos os dias da semana, se cada pessoa fizer pelo menos um dia de deslocamento “mais limpo”, o impacto gerado pode ser enorme no conjunto.

Trabalhar remoto, em sistema de home office, out office e coworking podem colaborar com o meio ambiente e é uma poderosa estratégia de geoengenharia fácil de aplicar.

Em nosso texto Trabalho Remoto x Sustentabilidade elencamos as várias vantagens tanto para a empresa quanto para o funcionário.

E em nosso texto sobre o trabalho flexível x sustentabilidade das cidades explicamos como as formas de trabalho influenciaram e continuam influenciando a formação das cidades e estabelecendo a forma como lidamos com o meio ambiente.

Ferramentas da  geoengineering

Talvez por instinto de sobrevivência ou somente pelo avanço da tecnologia estamos inclinados a buscar lugares alternativos para trabalhar, driblando os inconvenientes de trabalhar em casa ou porque cada vez mais a cultura do Terceiro Lugar faz sentido em nossas vidas.

As economias de tempo e vida antes desperdiçados no trânsito ou em locais que nos oprimem está cada vez mais se juntando à necessidade de evitar as agressões ao meio ambiente.

Outra ferramenta da geoengenharia é o Hackable workspace.

Planejar espaços de trabalho considerando a particularidade das pessoas que trabalham nele – e da natureza que as cerca – complementará essa nova etapa na evolução da economia.

person wearing pink long-sleeved shirt hugging green leaves covering his/her body
A sua geoengenharia ajuda a salvar o planeta
Photo by Will Cornfield on Unsplash

A sua geoengenharia

Você pode colaborar com o meio ambiente e melhorar a sua qualidade de vida: se você é um profissional, encontre agora o(s) seu(s) terceiro(s) lugar(es) com o app.outoo.com.br!

Se você é empresário, chegou a hora de conversar sobre a revolução hackable workspace do seu negócio, conhecer alternativas de coworking, pods office, boxes e escritórios-cápsulas – e MONETIZAR aqueles espaços ociosos! Quer saber mais? Clique aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *