Malhação enquanto trabalha:

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sua primeira ação quando retornar à rotina

Malhação enquanto trabalha: primeira ação da volta à rotina
Photo by HR Department

Se você virou a década com aquela sensação de que não conseguiu cumprir alguma meta porque não conseguiu, no último ano, sequer se matricular na academia – ou pior – pagou 12 meses de plano e nem apareceu para o exame de aptidão física, nunca é tarde, bora começar antes tarde do que nunca!

A gente sabe como é difícil ter uma atividade física regular…

Mas, em 2019 mapeamos algumas estratégias que tem funcionado para aqueles que precisam dar o primeiro passo para longe do sedentarismo, melhorar seu condicionamento e quem sabe queimar algumas calorias: exercícios no trabalho!

Continue lendo esse texto e entre para a turma da meta de exercício cumprida, já!


Almoce fora ou tome sorvete mas pague-se com passos

Se você está sedentário ou com restrições por problemas de coluna ou fôlego e até preguiça mesmo (vamos ser sinceros), adicione no seu carrinho de compras um relógio inteligente que conte passos ou baixe um aplicativo no seu celular.

women's gray hat
Malhação enquanto trabalha: entre para a nossa turma!
Photo by Matthew T Rader on Unsplash

Há diversos relógios e aplicativos que lembram você de caminhar e beber água, por exemplo.

A caminhada é um exercício quase sem contraindicação e totalmente gratuito: basta você ter um calçado confortável, tomar cuidado com os trajetos para não correr riscos desnecessários, e ir a pé almoçar naquele restaurante mais longe que você quer ir há tempos.

Se for andar em dias quentes, leve uma garrafinha (de preferência térmica) com água ou chá gelado, capriche no filtro solar e lance mão de um chapéu ou boné de seu gosto.

Quer tomar cerveja com os amigos no happy hour? Para cada copo caminhe cerca de 22 minutos. Imaginemos que você costuma beber 4 copos de cerveja: escolha um bar a um pouco mais de 40 minutos de distância da sua casa. Pronto! Agora é só ir e voltar a pé.

Se a sua tentação é um sorvete, arrume uma sorveteria a pouco mais de 15 minutos da sua casa: um sorvete de 2 bolas precisa de 27 minutos para ter suas calorias detonadas. 

Alguns aplicativos como o Google maps indica o percurso para ir a pé ou até indicação de gasto calórico médio por caminhada como o Citymapper .

E se precisar de um wifi ou alguma estrutura para um trabalho rápido, lembre-se de procurar algum local com o app.outoo.com.br

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Malhação enquanto trabalha: pague-se com passos
Photo by Anna Pascale on Unsplash

Fazendo pontos enquanto trabalha

Uma meta comum que os aplicativos e os médicos nos indicam é de 10 mil passos por dia. No relógio da Apple ainda há metas de calorias diárias e de se levantar a cada hora.

Cumprindo essa média diariamente você poderá fazer os seus pequenos pecados no fim de semana sem culpa!

Fique de olho no relógio, celular ou podômetro e cada passo conta:

  • fale ao telefone andando pela sala ou corredor
  • suba pequenos lances de escadas, dispense o elevador
  • estacione seu carro na vaga mais longe da entrada
  • desça uma estação antes da que você costuma descer

e se chegar em casa sem cumprir sua meta, suba de escada ou ande com seu cão pelo bairro.

Se você não tem cão, procure na sua vizinhança alguém que tenha e o dono não pode levar, ou aproveite para ouvir seu podcast preferido enquanto caminha pelo bairro e descobre as novidades que abriram perto de casa. 

Assim, além de se exercitar ainda vai praticar Ubuntu!

Alongue-se e prolongue sua vida

Malhação enquanto trabalha: alongue-se!
Photo by Emily Sea on Unsplash

O alongamento é algo tão natural e benéfico que qualquer outro animal da natureza o faz por toda a sua vida… só os humanos não conseguem manter isso.

Os bebês humanos o fazem todo tempo, e é uma ação instintiva, pois passam muito tempo deitados na mesma posição.

Esse exercício tão simples melhora a postura, a respiração, alivia o estresse e favorece a circulação sanguínea, tudo o que é preciso para aumentar a sua expectativa e vida.

Terminou uma parte de um extenso e chato relatório? Espreguice-se, estique as pernas, levante os braços e dê uma caminhada curta (de preferencia de 1 min a cada hora como “pede” o iWatch), quando você voltar esse abacaxi vai estar mais doce e fácil de descascar… 

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Malhação enquanto trabalha: exercite os olhos
Photo by Marten Newhall on Unsplash


Exercite os olhos e relaxe a nuca

Ficamos muitas horas focando no monitor do computador, laptop e na tela do celular e nossos olhos ficam parados muito tempo olhando na mesma direção.

Além da síndrome da vista cansada é possível que aquela dorzinha de cabeça sinalize que a musculatura dos seus olhos estão precisando de novos horizontes.

De vez em quando olhe para a direita, para a esquerda, para o alto e para baixo sentindo como se realmente estivesse alongando essa musculatura.

Faça os mesmos exercícios com a cabeça e ombros para soltar a tensão da nuca.


Libere sua criatividade

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Malhação: libere sua criatividade e deixe seus abacaxis mais doces e fáceis de descascar
Photo by Lidya Nada on Unsplash

Vamos brincar de se exercitar? Pratique a malhação enquanto trabalha e muito mais.

A brincadeira é bem simples: desde o momento que você acordar até a hora de dormir observe quais ações você poderia estar implementando para melhorar sua qualidade de vida.

Por exemplo, quando você escova os dentes poderia ficar na ponta dos pés, revigorando a musculatura das pernas e abdômen.

Em qual momento você pode dar uma atenção especial à sua língua, dedos, pés, joelhos, cotovelos, etc?

Procure, pelo menos de vez em quando, observar com atenção a ação de uma parte específica do seu corpo e como você poderia ajudar a fortalecê-lo.

Viu só, agora você tem ainda menos desculpas para não se exercitar, não gostar de academia ou estar sem tempo já não valem mais!

Qual é a forma que você tem para agradecer cada uma dessas frações de você?

Deixe nos comentários uma homenagem à parte do seu corpo que você mais sacrifica no seu trabalho ou dia a dia.

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